Os heróis do Chile

|

O planeta  acompanhou emocionado, nesta semana, o resgate dos 33 mineiros soterrados por 2 meses, confinados num ambiente subterrâneo e insalubre, na mina San José, deserto do Atacama, Chile.

Na cena, mais de 1.000 jornalistas acompanharam um  renascer: o emergir do  "útero" da terra, um a um, homens altivos e felizes no reencontro com a vida e suas famílias.

A nação chilena mal se recupera do terremoto no início do ano mas a solidariedade, a religião e a fé, aliadas  a alta tecnologia e a um essencial improviso, fez  a catástrofe transformar-se em momento de orgulho, comprovando a importância da organização e  união de um grupo. Momento importante para o presidente Piñera, que uniu os países sul americanos, independente do viés ideológico e político.

Mas fica um importante questionamento:
Qual o impacto psicológico nestes trabalhadores?
Nunca mais serão os mesmos.Existe o risco de sofrerem de TEPT (Transtorno de estresse pós-traumático) que se caracteriza  por pesadelos, momentos de Flashback (revivência dos episódios traumáticos), irritabilidade, insônia, pesadelos, terrores noturnos, depressão, ataques de ansiedade, desesperança. Vai depender do que chamamos de resiliência ou “força” psicológica e do apoio social proveniente de suas famílias e da rede social. Existem pesquisas feitas neste sentido com sobreviventes de guerra e tragédias de fenômenos da natureza.

Serão então auxiliados a superar o trauma do confinamento e relembrarem do ocorrido como uma tragédia com final feliz.



------------------------------
Texto publicado no Jornal NH do dia 25/10/2010.

0 comentários: