Estresse no trânsito

|

O estresse é um estado de esgotamento físico e mental que geralmente provoca no ser humano problemas de saúde, como hipertensão, taquicardia, frequentemente suor nas mãos, etc. A ansiedade presente em momentos de intenso estresse (como enfrentar um trânsito caótico), provoca manifestações psicofisiológicas ou psicossomáticas, pois mente e corpo sempre estão interligadas. Quanto mais tempo o ser humano estiver exposto a situações de estresse, maiores são as consequências que afetam sua saúde e qualidade de vida. Estar em situação de estresse ocasionalmente não é prejudicial pois o organismo precisa reagir aos acontecimentos; a permanência pode causar uma infinidade de complicações, entre estas o enfraquecimento do sistema de defesas no organismo, enfermidades; poderemos desenvolver neuroses (fobias, pânicos) “presos” em engarrafamento no trânsito.

Cada indivíduo tem um modo específico de responder aos agentes estressores e enfrentar um trânsito caótico, é um destes agentes e a isto estamos expostos em nosso cotidiano.

De acordo com as características de nossa personalidade, temos mais ou menos capacidade de tolerar e enfrentar horas de engarrafamento, por exemplo. Nesse sentido, quanto mais  o ser humano entende, gerencia e enfrenta (na literatura do estresse chamamos de copping)  as dificuldades que lhe influenciam, melhor se adaptam. Isto se deve ao fato de que as emoções e a saúde da pessoa depende de sua interpretação do mundo exterior ; de sua tolerância aos agentes estressores (caos no trânsito, por exemplo).

O ser humano pode reagir ao caos no trânsito através de respostas comportamentais e emocionais como agressividade, prejuízo em seu desempenho no trabalho, nos vínculos afetivos e em sua qualidade de vida.

Sugestões de como gerenciar e enfrentar o caos no trânsito:
- previamente estarmos prevenidos da possibilidade de enfrentar um engarrafamento através dos meios de comunicação.
- evitar o rush ou pico (horários de maior trânsito).
- sairmos com a antecedência necessária a fim de não chegarmos atrasados ao nosso destino.
-  podermos dispor de instrumentos para amenizar a ansiedade, como ouvir música harmoniosa, pensar em projetos de vida que nos dêem satisfação.
- especialistas em Psicologia do Trânsito aconselham alguns tipos de alongamentos para o bem estar  do corpo, evitando dores musculares.

0 comentários: