Os benefícios da atividade física

|

O relatório da OMS (Organização Mundial  da  Saúde), alerta que muitos das doenças do ser humano provém do sedentarismo: osteoporose, problemas cardiovasculares, diabetes e ainda do ponto de vista psicológico, depressão, ansiedade, baixa auto estima  e outras manifestações. E mais: pontua que com aos avanços tecnológicos, desde o advento do automóvel e outras invenções como o elevador até a TV e o computador, o homem isola-se num mundo ameaçador à sua saúde. Por isso, de um modo hipotético, assinala que as pessoas voltem a agir como os homens primitivos que lutavam para sua sobrevivência através da caça e outras atividades, através do movimento.

Parece que há uma epidemia de sedentarismo no mundo em que vivemos. E o que fazer?

Caminhar em substituição aos meios de transporte, subir escadas ao invés do elevador são soluções tão simples e com certeza tiram o homem da inércia, mudando seus hábitos e estilo de vida; ocorre uma conscientização da necessidade de movimentar-se, aumentando a expectativa de vida, que felizmente, já nas últimas décadas deu um salto significativo devido  aos cuidados com os hábitos e  com a saúde devido aos programas relacionados a estes aspectos. Com isto, a longevidade aumentou.

Um novo estilo de vida surge, ligado ao investimento emocional que a pessoa faz ao praticar alguma modalidade de atividade física para seu bem estar e sua saúde desde a caminhada sistemática até a prática de esportes (coletivos ou individuais), proporcionando respostas psicofisiológicas saudáveis.

Por sua vez, a Psicologia do Esporte, se desenvolve enquanto ciência e preocupa-se em entender a importância da atividade física para o bem estar da pessoa e as suas respostas  psicológicas. Através de métodos e teorias, impõe-se como tal e procura trabalhar com a multidisciplinariedade. Com profissionais da educação física, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, sociologia e fisiologia do esporte, procura  tornar o entendimento da saúde e as questões relacionadas à qualidade de vida de modo  mais abrangente e indispensável.

Verificamos também que temos um campo fértil, pois as demandas aumentam  mais e mais. As academias, os centros de esporte e reabilitação, cada vez mais proliferam devido a sua preocupação de oferecer o que de melhor existe em tecnologia, profissionais especializados e preocupados com a questão das relações humanas aliadas à prática. Proporcionam e entendem que o conhecer e relacionar-se com um grupo são tão importantes como a prática de exercícios. Atualmente estes fatores figuram como essenciais aos apelos da saúde física e mental do indivíduo, seja no futebol, natação, tênis e outras modalidades esportivas.

Analisando sob o ponto de vista dos resultados, o fato de sair de casa em direção a alguma atividade física, em encontrar um tempo em sua agenda de trabalho para  movimentar-se de algum modo, terá como conseqüência uma melhoria da auto estima, a socialização através da integração com um grupo, a motivação  que surge  e impele  para uma atitude  que, muitas vezes, deixa o ser humano feliz por começar a entender e reorganizar sua vida.

0 comentários: