27 de agosto- Dia do Psicólogo

|

27 DE AGOSTO – DIA DO PSICÓLOGO

 

 

 

 

 

          Ser Psicólogo é estar  inserido na comunidade, com  várias possibilidades de atuação   nas áreas  Clínica, Empresarial, Hospitalar, Social, Jurídica, Escolar e outras. E agora, na pós modernidade, mais e mais demandas advindas do mundo globalizado vem surgindo, solicitando o nosso trabalho. O ser humano está organizando-se de uma nova maneira através do uso constante da tecnologia e assim,  modificações também estão acontecendo com sua mente e alma. Faz-se necessário, então, estudos  e observações.

 

          Pois, a Psicologia Científica, já era prevista pelos filósofos pré socráticos e reafirmada por Wundt no século XIX. E  atualmente, cada vez mais são reconhecidas e solicitadas as  pesquisas que caracterizam a nossa intervenção  empírica, nos contextos educacional, social e clínico.

 

           Neste dia, vários eventos de confraternização e estudos  estão ocorrendo em nossa área. Temos como foco a  reflexão da nossa práxis, pois no cotidiano, os conflitos psicológicos , emergem cada vez mais no contexto de nossa sociedade.   Delicados sinais  psicossomáticos - já que mente e corpo não podem ser separados - surgem no ser humano, quando o corpo denuncia através de suas dores e sintomas , o que não é  dito pelas  palavras.  Percebemos como infinita  nossa intervenção quando nos propomos a olhar, escutar o  não-dito.

 

           O trabalho do psicólogo, porém, não se limita  ao consultórios,  suas propostas vão além: seu olhar, sua escuta estende-se à inter e multidisciplinaridade, ao interagir com outros segmentos dos profissionais da área da saúde  e de responsabilidade social, estes,  norteadores  das  organizações que articulam sua atuação na Qualidade de Vida de seus colaboradores.

 

.

 

E a onipotência que contém o “ suposto saber” se dilui, quando a ética nos solicita  um fazer social. A nossa essência é  constante: somos agentes da saúde mental, passando pelo individuo e pela rede social, num olhar crítico de trocas com outros profissionais, também compromissados com   o bem estar do indivíduo .

       

No dia de hoje , nos abraçamos e refletimos quanto é singular o falar,o ouvir    e o sentir  que  emergem de cada um de nós.

 

                                  Sonia Maria de Wallau

 

                                  Psicóloga e escritora

                                   
                             

2 comentários:

Sonia Wallau disse...

Ola Sonia. Eu também me chamo SONIA WALLAU. Gostei muito de tua postagem. Palavras profundas e verdadeiras.

Sonia Wallau disse...

Ola Sonia. Eu também me chamo SONIA WALLAU. Gostei muito de tua postagem. Palavras profundas e verdadeiras.