Reflexão sobre os sonhos

|






Muitas vezes, pela manhã, nos questionamos sobre o conteúdo de nossos sonhos....sonhados na noite anterior. Tem sentido? Incríveis.. fantasias sexuais, atos violentos, fatos ocorridos na infância? Sempre um mistério ao qual não encontramos explicação.

Na culta Europa do final do século XIX, Freud esperava o devir do século XX, para lançar uma de suas mais brilhantes e geniais obras: " A interpretação dos sonhos".( 1899). Queria que sua descoberta em relação à existência do inconsciente, abrisse  o novo século que nascia. Foi o que aconteceu! A era do florescer do intelecto, agora da Psicologia e áreas afins, se apresentava contundente.







                                                                               

Para a Psicanálise, os sonhos são importante conteúdo na técnica analítica, tudo se reveste de significados ao interpreta-los. Riquíssimo material .para o terapeuta em sua prática no consultório.
 
Os sonhos são conteúdos reprimidos, recalcados em nosso inconsciente, os quais o consciente, a censura, não permitem sua lembrança. Traria sofrimentos... muitas vezes ligados à sexualidade, traumas infantis, acontecimentos " esquecidos", carregados de símbolos.
 
A interpretação de sonhos, torna-se importante recurso na prática terapêutica para o tratamento das neuroses e outras manifestações psíquicas. Interpretar um sonho junto ao paciente no setting analítico, para Freud, " é o acesso ao conhecimento do inconsciente", ou seja, às lembranças e experiências " esquecidas". Ou como ele denominava, " restos diurnos" reprimidos, que retornam nos nossos sonhos, simbolicamente.
 

Então, sonhar é importante para o equilíbrio psíquico e interpretar seu conteúdo, um recurso para o entendimento das causas das neuroses.

 

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  


  •  

 


 




 

 

0 comentários: