Um encanto o interior da Itália

|

                                     Um encanto:  o  interior da Itália.

 

Penso que toda a experiência quando significativa, só é completa quando compartilhada. Por isso este relato. Encontrei em minhas anotações..

 

“ O  avião prepara-se para decolar no aeroporto Marco Polo,  de Veneza. Enquanto taxeia  na pista, a sensação de flutuação...  Ouço sensibilizada os acordes de Mozart, que ecoa na cabine e  invadem minha alma . Recordo os dias na  Itália: Região de Vêneto,  onde conheci os mais lindos “paese”:  comunas autônomas  das províncias de Toscana, Belluno, Verona , Pádova, Venezia, Verona.

Entre elas, Siena, na Toscana, reconhecida pela  Unesco como Patrimônio  Histórico da Humanidade .Um lugarejo medieval; suas ruelas  tortuosas e com um  certo ar de  mistério, levam  a subir  até a Piazza Del Campo, onde se realiza a secular Fiesta di Palio, quando jóqueis  e seus cavalos são os personagens no esporte secular..  É realizada uma vez por ano desde o século 14. Parecia ter entrado num mundo de sonhos: a mais linda jóia medieval,  vendo-se artes em  afrescos, mosaicos.  Lá floresceram as artes na Idade Média.

Mais a  comuna de Castel franco- Veneto,  em Treviso. Um charmoso vilarejo, com a gastronomia e  beleza da arquitetura,  reconhecida s. Também  com suas  muralhas que guardam a história. E ainda  Bassano Del Grapa, província de Vicenza., que ostenta sua Ponte Vechia e o plácido e lindo rio Brenta a serpentear sob a ponte, com o mesmo orgulho da também  visitada e belíssima  Florença, na Toscana.”

São lugares que não estão repletos de turistas... um diferencial a ser considerado.

E Veneza. Esta merece um texto a parte, pois não a vi a partir do vaporetto.  Cheguei até ela de trem ,e me senti italiana. que me trouxe do continente. Espetáculo!"

 

 

0 comentários: