Tempestade devastadora e o Estresse Pós trauático

|

A tempestade devastadora  e o Estresse pós - traumático

 


A noite do dia 29 de janeiro jamais será esquecida pelos  porto-alegrenses.

As redes sociais  e a televisão, nos  traziam notícias  da tempestade  que caia impiedosa  sobre a nossa capital.

 Amigos e familiares que lá residem, falavam incrédulos ao celular – único meio de comunicação que lhes restara - de seu pânico. Relatavam   luzes que se apagavam, prédios que balançavam , janelas estilhaçadas, muito medo. Blackout  na cidade  neste  verão de calor intenso,   sinalizava o  caos. Hospitais com geradores próprios  recebiam  muitos feridos, semáforos não funcionavam.  Porto Alegre passava por uma situação devastadora, mas vítimas foram poupadas.

 

E para quem sobrevive à estas tragédias, os danos psicológicos podem ser devastadores. E é então que temos o que foi diagnosticado, nos Estados Unidos, como uma reação de estresse: o estresse pós – traumático, verificado por estudiosos e pesquisadores do comportamento humano após  os episódios de Guerras do séc. passado: os soldados  sobreviventes  de guerra, manifestavam descompensações psicológicas importantes, como ansiedade, pânico e outros sintomas.

            Poderá afetar as pessoas que não possuem estrutura psicológica  para lidar de forma satisfatória com a situação . Existe um limiar de tolerância própria de cada pessoa em relação ao que ela experencia, e quando este limite é ultrapassado, ela poderá desenvolver o estresse pós - traumático, ou seja, a  experiência é sentida  como um  trauma, ocorrendo então sintomas como pesadelos e terrores noturnos, um fenômeno que chamamos de  flash back  -  uma sensação de estar revivendo a situação traumática, como num filme.

          Mas é importante perceber que muitas pessoas sobrevivem com mais resistência às experiências devastadoras das pressões do estresse e o que se conclui, é que  a resposta aos agentes estressores é o modo de enfrentamento,. A Resiliência,  determinada pelas características da personalidade .

 

E então, no dia seguinte, relatos do que parecia “cenário  pós - guerra”. Dia de reerguer o que for possível  do momento  em que Porto Alegre acorda sob destroços. E nada alegre.

 

 

                                                      
                                                           

0 comentários: