Sonhar 2015 em PAZ

|


                                           

 
...olhar para dentro de nós se faz urgente



                Ao participar de curso enfocando as relações humanas no mundo contemporâneo, ouvi a sábia colocação de um dos painelistas: “ O séc. XX foi o séc da tecnologia; o séc. XXI será da espiritualidade e da ética”.  Nos momentos de nosso “balanço” de vida característico desta época  de  festas , constatamos isto durante este ano?  Tragédias e acontecimentos   marcaram 2014 e  afligiram   a humanidade.

 

                Penso com Freud que, em sua obra O mal  estar na civilização, já pontuava sobre o poder que o homem adquiriu através de suas conquistas, durante seu percurso pela história, aumentando sua ansiedade e onipotência. E agora, com os avanços tecnológicos, se apresentam os transtornos psicossomáticos, as neuroses, como se o homem estivesse colhendo os frutos da ânsia de superar-se,  num atropelo frenético e muitas vezes desastroso para a  humanidade esquecendo de sua verdadeira essência. Esta constatação  precisa ser substituída pelas nossas atitudes e esperança num mundo melhor, especialmente no final do Ano, quando  não devemos deixar que o consumo desenfreado e sedutor  nos afastem da verdade do Natal: o amor e a fraternidade.

 



            Então, olhar para dentro de nós se faz urgente e por isso, relendo Mather Luther King, que nos anos 60 nos emocionou com seu discurso eloqüente de sonhar um mundo melhor, “ Eu tenho um sonho”, é confortador também podermos  sonhar.

 

            Sabemos que a inquietude revela a essência do ser humano e deve ser exercida em benefício da humanidade. Não importa o lugar em que estivermos , sempre se faz necessário podermos introjetar  as experiências que a vida nos oferece para nosso crescimento pessoal e de nossos semelhantes,  numa troca de amor e solidariedade para um mundo melhor. É isso que a vida espera de nós ... ela precisa de uma retribuição pois nos mantém aqui. Repensar as nossas atitudes frente ao que nos oferece se faz necessário.

 

          No Brasil, nos entristecem as catástrofes nas mais diferentes áreas, haja visto os acontecimentos político-sociais que nos entristecem e angustiam... O homem conquistou e venceu fronteiras  porém está em tempo de exercer o nosso fazer, de modo responsável.

   

          Assim estaremos fazendo  a nossa parte e seremos mais completos  em nossos projetos de um FELIZ 2015 EM PAZ!

 

 

 

 

 

                                                                       

                                                                               

 







0 comentários: