Gerações que se sucedem: X, Y e Z.

|



Frequentemente , não só  os Psicólogos enquanto estudiosos da alma e do comportamento humano mas também os que se interessam de alguma forma pelas emoções: Relações Humanas, Corporativismo, ou os das Ciências Exatas na área da Nanotecnologia, enfim, os seres humanos, tem acompanhado um fantástico desenvolvimento tecnológico.Um boom na humanidade. Isto provoca mudanças muitas vezes estruturais em nosso fazer profissional, por isso precisamos sempre de novas atualizações.
A Internet era algo inimaginável

 Fantástico este milênio no qual temos a oportunidade e o privilégio de viver!

Vários escritores ficcionistas, já previam muitas modificações em nosso "modus vivendi" e "operandi". Alguns anteciparam-se mas  muito do que previam, ainda não aconteceu: Arhur Clark, escritor britânico,  publicou na segunda metade do século passado, o livro "2010: o ano que faremos contato", onde imaginava que o computador , na primeira década deste milênio, estaria pensando e tomando decisões, dominando assim as máquinas através de um  alto grau de sofisticação. E o homem , um expectador e executor . Ainda não vemos este domínio mas sim as conquistas na área da neurociência, da biologia molecular e da física: a nanotecnologia não era nem pensada pelos melhores escritores; hoje podemos estar muito além do que escritores como Clark, na década de 60 imaginava. A internet era algo inimaginável e se tornou  incrivelmente popular e acessível em todas as partes do planeta.Podemos acessar informações numa velocidade incrível em alguns segundos. Nunca houve tantas descobertas na tecnologia como nos dias de hoje.Não temos um mundo noutro planeta mas temos decobertas incríveis. Através da explosão simulada, por exemplo, vimos como surgiu a  vida nos  momentos iniciais, após a explosão do evento científico Big Bang, que deu origem ao nosso universo, de acordo com a teoria cética e científica.

Por sua vez, vão surgindo neologismos, novas terminologias no transcorrer do tempo, como necessárias para classificar e assim podermos entender demandas advindas das mudanças. Ocorridas, principalmente de 50 anos para cá, precisam ser explicadas, entendidas e introjetadas.Nasce pois, uma nova forma , corporativa ou instituída, como recurso para distinguir e caracterizar as gerações. Muitos estudiosos chamam de " Teoria das gerações":

Geração X, que desemboca com seus descendentes na agora era tecnológica: seus filhos que fazem parte da  geração Y, que  por sua vez, constitue a atual geração sofisticada tecnologicamente, a geração  Z! Fazem avolumar um acervo digital através de uma pequena fortuna em bens digitais: tablets, smartphones, e-books, etc. Que geração virá depois? Deixaremos esta herança fantástica  às próximas gerações? Me parece infinito.. um  caminho sem volta, que o próprio homem criou e agora tem que dar conta!

Não nomear indivíduos com as mesmas características de épocas diferentes
As gerações assim nomeadas, X,Y,Z , possibilitam não perceber os indivíduos com as mesmas características  de épocas diferentes. Fica assim, fácil entender que um adolescente do século XXI terá características diferentes de um do século XX, ou nascido nos anos 50, 70 ou 90.

Quais as características da geração X? São os nascidos  dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial.
Quem eram os  Baby Boomers? Criados num cenário " pós guerra", eram otimistas, passaram pela reconstrução da Pátria destruída pela guerra,  visão de progresso, esperança por um mundo melhor, consciência política, sensibilidade, ambição, sucesso. Assim chamados, da expressão do inglês: " explosão de bebês". Estes, nasceram teoricamente entre 1943-1960.

Estes conceitos , muito usados  principalmente nos estudos sobre tecnologia, e no corporativismo,permitem  separar pessoas em grupos. E como toda a classificação nova, considero que  está sujeita a critérios de julgamento e problemas. E faz pensar: como uma pessoa da geração X, por exemplo, podem acompanhar as mudanças tecnológicas e dominar as ferramentas de trabalho renovadas a cada dia, como o fazem as gerações posteriores? Com certeza assustam-se, atrapalham-se diante da máquina. Sua alfabetização foi a cartilha, o quadro negro, o giz, a disciplina que um "olho no olho" já propunha e bastava.

Solidão, dependência, da tecnologia.
 E muitas vezes impotentes, por ignorarem, notam sabiamente os problemas que os jovens, muitas vezes seus filhos, possam apresentar: solidão, dependência da tecnologia, quase rompimentos dos vínculos reais e outras manifestações psicológicas: depressão, isolamento. Vejo a geração X como criadora da globalização e da crise.Uma incrível e paradoxal transição!!

X,Y,Z! Características:

 A geração X,  que estudiosos  classificam como os que nasceram entre 1960-1980.
Cenário onde foram criados: seus pais,  workaholics desligados muitas vezes de empresas devidos aos avanços tecnológicos; mulheres que foram à busca de empregos para agregar renda à família. Novas carreiras surgiram para homens e mulheres e suas cacterísticas em evidência despontam junto às primeiras tecnologias; criativos, anseio por atividades prazerosas, busca do sentido da existência, início da liderança feminina, comunicação efetiva.

E a geração Y?
Ansiosos, empreendedores,atentos à qualidade de vida e ao status
 Também chamada  como Geração NEXT: pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2005 e por isso, filhos da geração X e netos da geração Baby Boomers. São os que sonham em conciliar trabalho e lazer, e muito ligados às novas mídias. Ficavam com seus avós Boomers enquanto seus pais saíam para o trabalho. Trata-se da geração do tudo pronto: hora de ir para a escola, de ir  à natação, hora de jantar,  de brincar,  de fazer judô, etc. Geração formalmente assediada pelos avanços tecnológicos. Com isto não é difícil perceber suas características de perder a capacidade de planejar, mas de aprender com facilidade, resilientes ( resistentes à frustrações), fazem várias coisas ao mesmo tempo, vivem o hoje de forma intensa, práticos, objetivos, inovadores: feedback torna-se quase indispensável. Ansiosos, empreendedores, atentos à qualidade de vida e status.

A Geração Z, a atual.Conectada através de dispositivos da cibernética, nascidos a partir de 2005.Muitos autores afirmam que podem ser integrantes ou parte da geração Y, e concordo: precoces cognitivamente, visto sua estimulação, vêem muitas vezes seus lares ruirem. Os relacionamentos de seus pais duram cada vez menos tempo e muitos são criados pelos avós (X) ou creches, babás, escolas, etc. Computador e tecnologia fazem parte de sua educação básica. Com cerca de 4 ou 5 anos, já se sentem bem à vontade com as novas tecnologias, diferentes da Y que sofreu com o momento de mudança. Importante momento!

Estas classificações surgiram recentemente no âmbito organizacional e possibilitaram criar-se a " Teoria das gerações". Vejo como uma nova tendência a espera de comprovamento científico.Mas bem fundamentada. A transgeracionalidade, o que e como se passa de geração em geração, é um contexto  estudado com profundidade  na Psicanálise e por ela entendido  em seu olhar científico
No Marketing, surgiram para entender como se comporta o consumidor e rapidamente virou estudo de psicólogos e profissionais das Relações Humanas, para entender como agem os colaboradores.
Em nosso cotidiano, as pessoas da geração Y podem  perceber que tem características da geração X. Isto explica a importância da transgeracionalidade, de que nosso comportamento, nossa personalidade é fruto da interação com o meio no qual fomos gerados, ou seja, de nossa herança genética e  meio cultural.
Necessitamos do afeto e do olhar do outro para sermos felizes

O futuro destas gerações, não sei... o que virá, incógnita total, talvez uma geração alfa? Mas sem jamais perder a ternura, o convívio, os vínculos afetivos. Somos seres gregários, necessitamos do afeto e do olhar do outro para sermos felizes.
Enfim, não foram as gerações que mudaram, não fomos nós quem mudamos, FOI O MUNDO QUE MUDOU.

3 comentários:

virgínia além mar floresta vicamf / disse...

Querida Sonia, mais um tx. recheado de informações pertinentes, excelente! Creio que mudamos com o " mundo" embora nossa biologia pouco tenha sido afetada, nossa psique mantém, assim como o corpo necessidades básicas de aceitação proteção, cuidado essencial o distanciamento ( olho no olho)gera novos conflitos para os quais os profissionais precisam estar atentos. A altíssima ansiedade é visível com o bombardeamento de inf. ..bem já me alonguei, mto. obrigada pelo conteúdo, estou indicando a leitura, abraços de tua leitoramiga virgínia vicamf Nhamburgo RS BR

renata lehmann disse...

Sonia, excelente texto e escolha de tema.
Somos da geração dos baby boomers e passamos por muitas turbulências para que essas gerações tivessem um desenvolvimento com mais recursos e menos hipocrisia. É claro que ainda tem muito desafio pela frente, mas o que seria da vida sem eles?!
Se a gente se der conta, o faça amor não faça a guerra, luta pela democracia, o sexo com menos tabus para nossos filhos e muitas outras situações que fomos inovando com a ajuda do conhecimento e da terapia, rsrs
Acredito, ou espero, que essas gerações irão fazer um mundo melhor pois estão tendo as ferramentas. Sempre apostei nisso e espero que estejamos aqui para ver e ler teus textos! beijos e uma ótima semana

Margrethe Wallau disse...

Sônia, mais texto genial!!
Eu, como geração X convivendo diariamente e diretamente com a geração Y acho uma dádiva poder presenciar todas essas mudanças do Mundo e consequentemente do ser humano. Espero presenciar e vivenciar muitas mudanças ainda.
Bjs