Eu tenho um Sonho

|

Ao participar de curso enfocando as relações humanas no mundo contemporâneo, ouvi a sábia colocação de um dos painelistas: “...o séc. XX foi o séc da tecnologia; o séc. XXI será da espiritualidade e da ética”. Isto leva a pensar se nos momentos de  retrospectiva constatamos isto neste final de ano., haja visto as tragédias que  marcaram 2010 e que afligiram  o ser humano.

Penso com Freud, que em sua obra O mal estar na civilização, já pontuava sobre o poder que o homem adquiriu, através de suas conquistas durante seu percurso pela história, aumentando sua ansiedade e onipotência .   E agora, com os avanços tecnológicos se apresentam os transtornos psicossomáticos, as neuroses, como se o homem estivesse colhendo os frutos de sua vontade de superar-se, num atropelo frenético e muitas vezes desastroso para a  humanidade. Esta constatação pessimista, precisa ser substituída pela nossa esperança num mundo melhor, especialmente no final do Ano, sempre  caracterizado por festas de confraternização mas que não devemos deixar que o consumo desenfreado e sedutor  nos afastem da verdadeira essência do Natal: o amor e a fraternidade.

Então, sonhar se faz necessário, olhar para dentro de nós se faz urgente e por isso. lembrando Mather Luther King, que nos anos 60 nos emocionou com seu discurso eloqüente de um mundo melhor, surge  a constatação  de também ter sonhos .
Então,
EU TENHO UM SONHO:
 Um sonho em sentir o equilíbrio entre as diversas dimensões de nossa vida.
... em que as pessoas contemplem seu desejo básico: saúde e bem estar.
... em entender que o bem estar é uma atitude, uma forma de encarar a vida e o trabalho.
...  em colocar o amor em movimento, acendendo a luz em nossos corações.
... em que o ser humano se sinta acolhido e querido por si mesmo, pois só assim será amado pelo outro.
... em que permita a manifestação de sua essência criativa e de sua capacidade de ser feliz, sentindo-se livre para empreender novas tentativas sem medo de errar.

Sim, eu tenho um sonho.
... em que as pessoas possam conhecer mais sobre si mesmas.
... em que o trabalho seja fonte de prazer e satisfação.
... em perceber que as relações saudáveis são marcadas pela verdade e respeito mútuos.
... em  entender que a qualidade de vida é uma grande jornada, um constante e deliberado esforço para atingir o nosso mais alto potencial.

Enfim,  sermos responsáveis  pela nossa caminhada.

A inquietude revela a essência do ser humano. Não importa o lugar em que estejamos; seja navegando nas gôndolas de Veneza,ameaçada  pelo subir e descer das marés  como consequência do aquecimento  global em resposta da natureza  às ações do homem ou contemplando o Danúbio embelezando Viena mas constatando que ele não é mais tão azul como outrora a literatura nos trazia. O homem conquistou e venceu fronteiras  porém está em tempo de exercermos o  nosso fazer  de modo responsável.

Assim estaremos fazendo a nossa parte e seremos mais felizes em nossos projetos de um FELIZ 2011 EM PAZ!



------------------------------
Texto publicado no Jornal NH do dia 31/07/2001.

0 comentários: